Recebi ontem, de vários amigos meus, um e-mail sobre uma estudante de Direito do Rio Grande do Sul, que diz que não paga pedágio, porque a cobrança de pedágio nas estradas brasileiras é inconstitucional.
Não sou estudante de Direito (e não sou do Rio Grande do Sul), mas faz tempo que venho dizendo que a cobrança de pedágio no Brasil é inconstitucional, principalmente nas estradas do estado de São Paulo que conheço bem. Ali, as autoridades têm a petulância de bloquear qualquer caminho alternativo, obrigando o viajante a pagar pedágio, se quiser passar. Isso é uma flagrante violação do direito de ir e vir, garantido pela Constituição. Que absurdo! Isso é país livre? Isso é democracia?
É maracutaia, porque as estradas foram todas construídas com verbas públicas, isto é, com dinheiro do povo. Em muitos casos, foram construídas graças a empréstimos internacionais, como a Rodovia dos Imigrantes, entre São Paulo e a Baixada Santista. Os contribuintes brasileiros pagam por esses empréstimos, mas as empresas concessionárias beneficiam-se das rodovias que são públicas.
E o IPVA? É outra tremenda maracutaia. Esse imposto nasceu como alternativa à cobrança de pedágio. A idéia era de que, pagando o IPVA, nunca mais teríamos que pagar pedágio no Brasil. Maracutaia…
Quem é que aprova a concessão das rodovias? Quem é que aprova os aumentos do pedágio? Ora, é o legislativo, que está cheio de picaretas que vendem seu voto a quem pagar mais. Eles precisam vender o voto, porque têm um salário baixo demais e poucas mordomias. Maracutaia.
Quando chegar a hora de o Brasil comprar novos aviões para a FAB, quem será o fornecedor? Aquele que oferecer o melhor produto? Duvido. Conhecendo os governantes brasileiros como eu conheço, só posso pensar que quem vai vender jatos de combate ao Brasil será o país que pagar a maior propina e oferecer outras benesses aos homens que dedidem. Homens? Não sei se eles são homens. Mais parecem ratos do que homens…
Por que tanto pedágio no Brasil? Para sustentar os corruptos? Outro dia viajei de carro com um grupo de amigos, de Miami para a cidade de Franklin, na Carolina do Norte, uma viagem de 2.400 km, ida e volta, por excelentes estradas, como é o padrão americano, e pagamos ZERO de pedágio!
E ainda dizem que americano é rico? Rico é o brasileiro, que paga pedágio e não reclama, que paga mais caro pela gasolina (que tem todo tipo de mistura para render mais) e não reclama, que paga IPVA e não reclama, que sabe que os políticos são corruptos e não faz nada.
E o famigerado IPVA? Os corruptos precisam dele também? Temos três carros aqui em casa. Paguei ontem o licenciamento dos três carros, por um ano e o valor total, pelos três carros, foi de 160 dólares, isto é, R$ 291,20. Só isso. E não tem a picaretagem de IPVA, nem nada.
E, quando se paga pedágio por aqui, não é a mesma roubalheira. Para ir de Miami a Orlando, por exemplo, posso usar uma super rodovia chamada “Florida Turnpike”, pagando 15 dólares de pedágio. Ao câmbio de hoje, de 1,82 reais por dólar, o pedágio entre Miami e Orlando custa R$ 27,30 (reais). A distância é de 400 km. Pois bem, entre São Paulo e Bebedouro a distância é de 380 km e conheço muito bem esse caminho. O pedágio nesse trecho custa R$ 59.40 (reais). Ou seja, o brasileiro paga mais do que O DOBRO que o americano, em pedágio, e não reclama! E tem mais: se eu quiser ir a Orlando sem pagar pedágio, tenho dois caminhos alternativos, ambos com super rodovias de passagem totalmente livre. E no Brasil? Ora, no Brasil eles bloqueiam as alternativas…
Meu Deus! Até quando esse povo vai aguentar isso? Até quando vai continuar elegendo Sarneys, Malufs, jogadores de futebol, apresentadores de televisão e palhaços profissionais? Até quando?
Nenhum comentário:
Postar um comentário