Outro dia eu mencionei no Facebook o caso de um advogado americano, Rod Blagoyevich, que foi preso, julgado e condenado a 15 de reclusão por corrupção. Qual o crime dele? Bom, cometeu vários crimes, mas a sua condenação foi por ter tentado vender o mandato de Barack Obama como Senador.
Explico: nos Estados Unidos, cada estado tem dois Senadores em Washington. Quando se abre uma vaga, pela morte de um Senador ou por outro motivo, o governador do estado de origem desse Senador ganha o direito de nomear um sucessor para cumprir o restante do mandato vago. Quando Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez, ele era Senador pelo estado de Illinois (leia-se Chicago), governado por Blagoyevich. Obama deixou o Senado para ser presidente, e então Blagoyevich podia nomear o sucessor de Obama ao Senado Federal.
Outra explicação: nos Estados Unidos nós podemos dizer "Senado Federal" porque existem senados em quase todos os estados. No Brasil, não. No Brasil só existe um Senado. Então, é errado dizer "Senado Federal" no Brasil.
Pois bem: Blagoyevich viu aí uma ótima chance de faturar alto. Procurou alguns amigos e anunciou que a vaga de Obama no Senado estava à venda e levaria quem pagasse mais. O FBI descobriu tudo, houve um rápido processo de impeachment, o cara caiu e acabou em cana. Quinze anos em cadeia comum, junto com todos os outros prisioneiros! Nada de cela especial.
Não me lembro dos detalhes, mas acho que houve grampo em muitos telefones. Por isso é que o cara caiu. O presidente Obama era amigo de Blagoyevich, que também era do Partido Democrático. Na campanha à Presidência, encontraram-se várias vezes e Blagoyevich deu o seu apoio ao candidato Obama. Diante disso tudo, eu imagino que os dois devem ter conversado, enquanto Blagoyevich tentava vender o mandato de Obama. Aposto que o presidente deve ter dito a ele que deixasse disso, que não se faz uma coisa dessas, etc. e tal. Blagoyevich não ouviu e se ferrou.
Agora, a conclusão lógica: o telefone de Blagoyevich foi grampeado, certo? E por que não se descobriu nenhuma gravação do Obama conversando com ele? Porque o presidente americano não é burro e certamente não iria ficar falando ao telefone com um criminoso, combinando com ele alguma estratégia para enganar o povo e dar o golpe de Estado! Não iria sujar as suas mãos conversando com um sujeito que estava sendo investigado. O presidente dos Estados Unidos não é burro!
A presidente do Brasil foi burra... Agora não adianta tentar mudar tudo, esbravejando e gritando que o juiz Moro cometeu um crime. Foi burra e fez o que não devia. Falou com uma pessoa que estava sob investigação e falou o que não devia falar. Falou com um homem cujo telefone tinha sido LEGALMENTE grampeado, porque ele estava sendo investigado. Ferrou-se.
E não fique dizendo que, nos Estados Unidos, grampear o telefone do presidente dá cana. Não dá, não, porque nos Estados Unidos ninguém está acima da lei, muito menos o presidente. Nixon foi grampeado, certo? Mas o seu telefone, Dona Dilma, o seu telefone não foi grampeado! O grampo estava na outra ponta da linha! Ponha isso na cabeça e assuma as consequências!

Nenhum comentário:
Postar um comentário